top of page

O impacto das relações na sua
Saúde Mental.

DSC_0366.JPG

Dr.ª Anabela Pedro

Psicóloga Clínica 

Neste dia de S. Valentim começo por referir a relação mais importante, aquela que deverá fortalecer numa primeira instância: a relação consigo próprio. A forma como se relaciona consigo dita as relações que estabelece e a forma como se desenvolvem. Neste sentido, desafio-o a questionar-se sobre a qualidade da relação que tem consigo: tem sido tolerante? Compassivo consigo próprio? Flexível? Justo e realista? Que tipo de discurso tem adotado quando fala consigo: um pautado pela crítica e exigência ou, pelo contrário, um discurso tolerante, de amor e cuidado? A resposta a estas questões certamente lhe trarão uma autoavaliação realista sobre a forma como tem regado a sua relação consigo mesmo e, caso não esteja a cuidar bem de si, seguem algumas estratégias de autocuidado úteis para qualquer pessoa: 

 

  1. Tire um pouco do tempo do seu dia para cuidar de si e fazer algo que lhe dê prazer. 

  2. Quando sente que falhou ou está particularmente crítico consigo mesmo, procure distanciar-se e analisar os factos. Se fosse com um amigo meu, como é que eu julgaria esta situação? Seria tão crítico? 

  3. No final do seu dia, faça uma lista de 3 coisas pelas quais se sente grato ou orgulhoso.

  4. Pratique exercício físico, aliado a uma boa alimentação e higiene de sono e hidrate-se.

Casal romantico

A relação consigo próprio e que estabelece com os outros encontram-se intimamente associados, influenciando-se mutuamente: “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”, uma expressão que poderá traduzir muito bem a influência que as relações têm na pessoa em que se torna e na sua saúde mental e qualidade de vida. Sendo seres naturalmente sociais, as relações que se estabelecem são uma parte importante para que se sinta feliz, estável, seguro e amado. Mas nem todas as relações proporcionam estas sensações e, nesse sentido, deve estar vigilante às características que definem uma relação saudável: 

 

  1. O respeito deverá sempre existir. 

  2. Dedica-se tempo para cuidar e discutir a relação.

  3. Existem limites claros e definidos na relação. 

  4. A comunicação aberta, compreensiva e assertiva está presente, sem abusos ou ameaças.

  5. Sente-se bem consigo próprio quando partilha momentos com a outra pessoa.

 

Rodeie-se de pessoas que lhe trazem tranquilidade, que o respeitem e saibam desafiar de forma positiva. Aproveite este dia particularmente especial para reconhecer quem são estas pessoas na sua vida e manifestar a sua gratidão por as ter na sua vida! 

bottom of page