O hoje é fruto das suas escolhas.

1.JPG

Dr.ª Carla Ferreira

Psicóloga Clínica 

Quando olha para si e percebe que aquilo em que se tornou hoje é fruto das suas escolhas. Mas sabe o que determinam essas decisões? São os seus valores! 

Os valores devem ser como faróis da sua vida. Eles indicam em que direção deve ir e são uma das melhores ferramentas para a tomada de decisão.

Os valores não são mais do que aquilo que realmente é importante para si! Reconhecer os nossos próprios valores torna-nos mais seguros sobre quem somos, o que queremos e o que realmente importa.

Podemos distinguir os valores em dois tipos diferentes: 

- Valores Universais: enquadram-se dentro da dimensão moral do ser humano, ou seja, são aqueles em que a maior parte das pessoas acredita, nomeadamente, o amor, a paz, a justiça, a verdade.

- Valores Individuais: são aqueles que o diferenciam de outra pessoa e sobre os quais tem uma visão/interpretação pessoal única, ou seja, é algo que já faz parte da essência individual de cada pessoa. O leitor já tem certos valores, mesmo que nunca tenha parado para pensar nisso. 

Leitura no pátio

Qual a importância de conhecer os seus valores?

Quando conhece os seus valores, impacta a sua vida positivamente, saindo do papel de "vítima" e passando a ser protagonista da sua história. Se são os seus valores que estão por trás das suas decisões, então é de extrema importância conhecer os valores que governam a sua vida. 

Quando não conhece os seus valores encontra, ao longo do seu caminho, dificuldades em decidir e fazer escolhas. O medo pode tomar conta do processo de decisão e sabotá-lo ao ponto de gerar ansiedade, angústias e inseguranças. Quando identifica os seus valores, as suas decisões tornam-se mais coerentes e assertivas. Mesmo sabendo que poderá correr riscos, pode decidir sair da zona de conforto; passa a viver os seus sonhos, desejos e ideais.

 

Assim, conseguimos entender melhor como os valores influenciam decisões e escolhas. Aprendemos então a não julgar e a sermos mais compreensivos com as decisões dos outros. Afinal, cada um de nós tem valores diferentes.

 

A grandeza está no ato de se conhecer e conhecer o outro. Assim, saberá agir com mais sabedoria e será capaz de descobrir os valores que poderão estar alinhados com a sua vida e aqueles que estão à sua volta.

Comece a refletir sobre tudo aquilo que é mais importante para si, elabore uma lista dos seus valores e alinhe-se com eles.