top of page

O que precisa de saber sobre a depressão.

DSC_0375.JPG

Dr.ª Vanessa Pinto

Psicoterapeuta e Psicóloga Clínica 

A depressão é uma doença que tem como principais sintomas a tristeza e a perda de interesse por atividades que antes eram tidas como agradáveis/prazerosas.

 

Para ser considerada como perturbação e não uma reação normal, estes sintomas devem persistir durante pelo menos duas semanas e ser, geralmente, acompanhados por alterações nos padrões de sono e apetite, fadiga, dificuldades de concentração, indecisão, pensamentos sobre morte e/ou suicidas e/ou sentimentos de inutilidade, impotência e desespero.

A tristeza é uma emoção que faz parte da vida psíquica normal, é uma reação normal em momentos mais difíceis/dolorosos, mas geralmente de curta duração. Uma depressão é algo com grande impacto na vida, pois pode causar sofrimento tanto para a pessoa com depressão como para as pessoas que estão por perto. Trata-se de uma perturbação que pode ser grave e não é um sinal de fraqueza ou falta de carácter, preguiça ou manipulação.

 

Estudos mostram que a depressão afeta ao longo da vida cerca de 20% da população portuguesa e é considerada a principal causa de incapacidade e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis. Uma em cada quatro pessoas em todo mundo sofre, sofreu ou vai sofrer de depressão.

Closeup de mãos reconfortantes

Cerca de 50% das pessoas que têm um episódio depressivo recuperam e não voltam a ter nenhum episódio. No entanto, depois de 3 episódios, o risco de reincidência aproxima-se dos 100% se não existir tratamento de prevenção.

 

A depressão, mesmo nos casos mais graves, pode ser tratada e quanto mais cedo for detectada e a intervenção iniciada, mais eficaz é. A maiorias das pessoas com depressão reduz a sintomatologia com psicoterapia, antidepressivos ou uma combinação de ambas as intervenções.

 

Ter depressão não significa que não tem vida, significa apenas que precisa de ajuda!

bottom of page