Terapia Sexual

As consultas de terapia sexual, destinadas a indivíduos ou casais, pretendem dar resposta a um leque variado de dúvidas e questões exclusivos do foro sexual, tais como:

- Dificuldades e perturbações do funcionamento sexual (e.g. ao nível do desejo, excitação, ereção, orgasmo, ejaculação, dor sexual)

- Insatisfação com a vida sexual e íntima, prazer e erotismo

- Mudanças na vida sexual ao longo do desenvolvimento (e.g. adolescência, na gravidez, envelhecimento, doença ou incapacidade)

- Questões sobre orientação e identidade sexual

Apesar da diversidade de questões, o objetivo comum da intervenção terapêutica passa pela compreensão dos aspetos biológicos, sociais e psicológicos que influenciam as problemáticas de cariz sexual. Assim, no contexto de intervenção psicoterapêutica, dá-se primazia a perspetivas cognitivo-emocionais da resposta sexual. Estas ajudam as pessoas a reconhecerem os fatores que podem intensificar ou atenuar a problemática, como determinadas crenças, mitos e tabus que se foram construindo ao longo do seu desenvolvimento. O atendimento permitirá que os indivíduos e casais se conheçam melhor, e que, através do desenvolvimento de uma visão da sexualidade mais enriquecida, sejam capazes de atingir maior bem-estar íntimo e sexual de acordo com os seus objetivos.

depressed-man-talking-therapist-while-sh
Consultas Presenciais
photo-1486312338219-ce68d2c6f44d.jpg
Consultas Online

A intervenção do psicólogo é fundamental ao longo do processo, uma vez que são necessários fundamentos para recolha, análise e tratamento da informação. Para além disso, as dificuldades vocacionais podem estar relacionadas com problemas emocionais provenientes de outras tarefas do desenvolvimento, que assim podem ser aprofundadas em contexto terapêutico.