Psico-Oncologia
A consulta de Psico-Oncologia destina-se aos doentes oncológicos e seus familiares ou cuidadores.
O diagnóstico de uma doença oncológica tem um impacto significativo na vida da pessoa que se confronta com esta notícia e de quem a rodeia.
Nesse seguimento, a investigação científica demonstra que a existência de um apoio psicológico especializado, para além de contribuir para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares, pode conduzir a um aumento significativo do tempo de sobrevida do doente oncológico por estimular um melhor funcionamento do seu sistema imunitário.
O acompanhamento psicológico ao longo das diferentes etapas da doença é considerado um aliado terapêutico fulcral, na medida em que potencia a:
-
Diminuição do tempo de recuperação clínica;
-
Melhor perceção e controlo sobre a doença;
-
Diminuição das somatizações;
-
Redução da polimedicação;
-
Adesão terapêutica;
-
Tomada de decisão;
-
Preparação para a realização de procedimentos invasivos dolorosos;
-
Formas mais eficientes para enfrentar a doença;
-
Livre expressão de emoções e sentimentos;
-
Resignificação de acontecimentos de vida
-
Diminuição da prevalência de perturbações depressivas e ansiosas.
Se a família não tiver um apoio específico mesmo perante a cura do doente, pode sofrer danos irreparáveis no seu funcionamento, organização e capacidade de desenvolvimento. Como tal, a consulta de Psico-Oncologia é também direcionada para os cuidadores que sofrem em conjunto e, muitas vezes em silêncio, de forma a aumentar compreensão e aceitação da doença e lidar com as dificuldades emocionais que daí decorrem. De igual modo, o processo pretende prevenir as sequelas que resultem da doença e da possível perda.

