Mindfulness
Inserido na corrente das Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração, o Mindfulness ou Atenção Plena baseia-se no treino da capacidade de focar a atenção no momento presente, de forma sistemática, intencional e livre de julgamento, fazendo uso da prática de técnicas meditativas. Pretende-se, pois, com isto, promover uma reaprendizagem da relação do indivíduo com a sua realidade interna e com o mundo que o rodeia, sem o intuito de modificar qualquer um deles. Pensamentos, emoções e sensações físicas são, assim, experienciados numa atitude de aceitação, gentileza e compaixão.
Os benefícios da prática de mindfulness passam por um aumento significativo do autoconhecimento, da concentração, da inteligência emocional, uma maior capacidade de lidar com a ansiedade e uma diminuição do impacto nocivo provocado pelo stress a nível físico e mental, o desenvolvimento de estratégias e ferramentas eficazes para lidar com desafios e dificuldades, mais clareza na visão da realidade e tomada de decisão e um aumento do bem-estar geral e da qualidade de vida.
A eficácia das abordagens terapêuticas baseadas em mindfulness é, neste momento, amplamente comprovada pela investigação, no âmbito da prevenção e tratamento de:
-
Perturbações de ansiedade (ex. ansiedade generalizada, stress pós-traumático)
-
Perturbações de humor (ex. depressão, depressão pós-parto)
-
Dor crónica,
-
Distúrbios alimentares

