Nutrição

A Nutrição Clínica é uma especialidade que desempenha um papel fundamental na prevenção da doença, contribuindo, através de uma alimentação adequada, com ganhos em saúde e bem-estar. E é também fundamental no tratamento de patologias, nomeadamente das que atualmente mais afetam a saúde da população, como sobrepeso e obesidade, doenças cardiovasculares, doença oncológica e também em determinadas doenças comportamentais.

A intervenção do Nutricionista passa pela avaliação do estado nutricional e das necessidades nutricionais de cada individuo e com base nos dados clínicos e numa melhor compreensão do individuo, pela prescrição do plano alimentar individualizado. Posteriormente são feitos monitorização dos resultados e acompanhamento da evolução de cada caso.

Assim, esta especialidade digere-se a diferentes fases do ciclo de vida e situações clínicas, como:

- Saúde materno-infantil;

- Obesidade e sobrepeso;

- Doenças metabólicas e endócrinas (ex: diabetes, hipotiroidismo, ovário policístico);

- Doenças gastrointestinais (ex: alergias e intolerâncias alimentares; síndrome do colón irritável);

- Doenças cardiovasculares (ex: dislipidemias, hipertensão arterial);

- Doença oncologia;

- Doenças do comportamento alimentar.

Por meio de uma intervenção multidisciplinar e colaborativa, com a área da Psicologia e da Psiquiatria, a Nutrição oferece ainda apoio a problemas como:

- Perturbações de Comportamento Alimentar;

- Perturbações de Ansiedade;

- Doenças Neurológicas (ex. doença de Alzheimer e Parkinson).

depressed-man-talking-therapist-while-sh
Consultas Presenciais
photo-1486312338219-ce68d2c6f44d.jpg
Consultas Online

A intervenção do psicólogo é fundamental ao longo do processo, uma vez que são necessários fundamentos para recolha, análise e tratamento da informação. Para além disso, as dificuldades vocacionais podem estar relacionadas com problemas emocionais provenientes de outras tarefas do desenvolvimento, que assim podem ser aprofundadas em contexto terapêutico.