Psiquiatria

A Psiquiatria é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais e do comportamento. Tem como objetivo principal a diminuição do sofrimento psíquico do indivíduo e a promoção do bem-estar através da gestão de sintomas. 

O diagnóstico é realizado mediante uma avaliação completa e precisa, segundo uma abordagem biopsicossocial. Pressupõe o diálogo, a recolha da história clínica do indivíduo e a realização de exames e testes psicológicos e físicos (ex. testes neurológicos, despiste de défice de vitaminas ou problemas hormonais). Após a avaliação é delineado um tratamento específico e adaptado à pessoa. Este tratamento inclui a prescrição de medicação segura, a manutenção de uma boa ingestão nutricional e/ou a realização de psicoterapia. 

Por meio de uma intervenção multidisciplinar e colaborativa, nomeadamente com a área da Psicologia, a Psiquiatria oferece resposta a problemas como:

- Perturbações de Personalidade (ex. esquizofrenia)

- Perturbações de Ansiedade (ex. ansiedade generalizada, pânico; perturbação obsessivo-compulsiva)

- Perturbações do Humor (ex. depressão; depressão pós-parto; perturbação bipolar)

- Demência (ex. doença de Alzheimer)

- Perturbações de Comportamento Alimentar

- Perturbações do Espetro do Autismo

- Perturbações do Sono

 

female-professional-psychologist-conduct
Consultas Presenciais
sergey-zolkin-_UeY8aTI6d0-unsplash.jpg
Consultas Online

O Gabinete Psicologia Aliados conta com profissionais especializados que assentam em princípios de respeito, privacidade e liberdade para um processo terapêutico colaborativo e eficaz.