Terapia Familiar
A Terapia Familiar é uma modalidade de intervenção direcionada para indivíduos e famílias.
Problemas individuais (ex. dificuldades escolares de um jovem; um adulto com episódios de ansiedade) podem estar a indicar perturbações a nível familiar que, em Terapia, são avaliados e nos quais se intervém de forma a potenciar um maior bem-estar individual e familiar.
Nas sessões terapêuticas é habitual comparecerem dois ou mais elementos da família, tendencialmente a família nuclear, que vive em conjunto. Não obstante, as sessões são fluidas podendo incluir menos elementos, ou outros elementos da família alargada (ex. avós, tios). O processo terapêutico de cada família é único, e baseia-se no diálogo, na partilha e escuta das experiências situacionais e emocionais de cada elemento, para que todos tenham um espaço. O objetivo é equilibrar o crescimento individual autónomo e o crescimento emocional familiar como um todo.
Através de uma abordagem sistémica e bioecológica, as famílias são acompanhadas por um ou dois psicólogos especializados que procuram capacitar e colocar em evidência as competências da família para resolver os seus problemas. É nela que está a solução.
Exemplos de situações problemáticas que levam as famílias a terapia são:
-
Conflitos familiares
-
Questões de parentalidade
-
Problemas de comportamento
-
Comportamentos aditivos
-
Luto
-
Perturbações Depressivas
-
Perturbações de Ansiedade
-
Perturbações de Comportamento Alimentar
-
Instabilidade Emocional