SOBRE NÓS

O Gabinete Psicologia Aliados é formado por uma equipa multidisciplinar de profissionais especializados na intervenção e acompanhamento de crianças, adolescentes e adultos. 

20525234_860021030822865_734362396161499
Helder Sampaio
Psicológo Clínico e Psicoterapeuta

“Assisto à mudança das pessoas que abraçam o caminho da psicoterapia e do aconselhamento psicológico na busca do seu equilíbrio e propósito”

Atendimento: Adolescentes e Adultos

Especialidades: Psicologia Clínica, Psicoterapia, Terapia de Casal, Terapia Familiar, Terapia de Grupo, Gestão de Stress Laboral. 

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta com especializações em Terapia de Casal e Gestão de Stress Laboral. 

As suas áreas de intervenção abrangem as dificuldades nas relações afetivas, problemas na identidade pessoal, distúrbios somáticos (depressão, ansiedade, problemas alimentares, dependências de substâncias), dificuldades de adaptação a mudanças e situações de vida e o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Joana Vaz
Psicóloga Clínica

 

Atendimento: Adolescentes e Adultos

Especialidades: Psicologia Clínica, Terapia baseada em Mindfulness, 

Psicóloga clínica com especialização internacional em Terapias Cognitivas-Comportamentais de 3ª Geração - Mindfulness e nível I de EMDR. 

As suas áreas de atuação incluem: perturbações do humor (depressão e ansiedade), perturbações do comportamento, trauma, luto, perturbações do sono, distúrbios alimentares e dificuldades de relacionamento interpessoal.

Joana%20Teixeira_edited.jpg
Joana Teixeira
Psicóloga Clínica

“Acredito na relação terapêutica como base segura para a mudança e para a exploração psicológica”

Atendimento: Adolescentes e Adultos

Especialidades: Psicologia Clínica, Psico-Oncologia, Gestão de Carreira, Orientação Vocacional, Terapia de Grupo. 

Psicóloga Clínica e da Saúde com Pós-Graduação em Gestão.

As suas áreas de intervenção englobam a orientação vocacional e de carreira, desenvolvimento de soft skills (p.e. comunicação oral, gestão de tempo, inteligência emocional), intervenção clínica em depressão, ansiedade, perturbações de personalidade, trauma, luto, transições de vida significativas, dificuldades de adaptação, desempenho académico, processos de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal.

Margarida Albuquerque
Médica Especialidade de Psiquiatria

Atendimento: Adultos

Especialidades: Psiquiatria

Médica da especialidade de Psiquiatria

 

A sua área de intervenção inclui o diagnóstico, tratamento, prevenção e gestão de sintomas de doença mental, com particular interesse em perturbações ansiosas e do humor, problemas de personalidade e nas áreas da Psiquiatria Nutricional e Transcultural (com experiência de trabalho na Guiné-Bissau e Espanha).

João Almeida
Psicólogo Clínico

 

"Cuidar do bem-estar psicológico de cada pessoa e orientar o desenvolvimento de recursos e capacidades para atingir objetivos e ambições"

Atendimento: Jovens, Adultos e Adultos 50+

Especialidades: Psicologia Clínica, Sono, Coaching, Gestão de Carreira, Burnout, Avaliação de Riscos Psicossociais.

Psicólogo Clínico e da Saúde, com experiência hospitalar e em contexto comunitário, em formato de intervenção individual e em grupo. Formação em Coaching avançado pela FPCEUP e certificação em gestão de carreira.  As suas áreas de intervenção englobam ansiedade, gestão de stress, burnout, dificuldades de sono, dor crónica, coaching, orientação vocacional, gestão de carreira e felicidade no trabalho.  ​

Daniela Silva​
Psicóloga Escolar 

"Ambiciono a construção de um mundo que possa viver em igualdade , sem constrangimentos e com garantias de oportunidades"

Atendimento: crianças e adolescentes

Especialidades: Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional, Psicologia Infantil, Psicologia Clínica.

Psicóloga Escolar e da Educação com experiência no apoio psicológico a crianças e jovens, no desenvolvimento de técnicas e métodos de estudo e na orientação vocacional. As suas áreas de intervenção incluem ainda o apoio à comunidade surda, apoio psicológico a vítimas de violência e a defesa pela igualdade dos direitos das mulheres.

 

Raquel Pereira
Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual 

“Vejo a saúde física e psicológica de forma holística e multidimensional. A saúde sexual não é um extra, é essencial ao bem-estar geral, pois acompanha o nosso desenvolvimento ao longo da vida.”

Atendimento: Adultos e Casais

Especialidades: Psicologia Clínica, Terapia Sexual, Diversidade Funcional, Mindfulness e Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual certificada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais.

As suas áreas de intervenção abrangem as perturbações de humor (e.g. ansiedade, depressão), gestão de stress, transições de vida e desenvolvimento pessoal, disfunções sexuais individuais ou no seio do casal (e.g. disfunção erétil, dor sexual), dificuldades sexuais decorrentes de mudanças ao longo da vida (e.g. gravidez e pós-parto, 

envelhecimento, doença ou incapacidade), questões de identidade e orientação sexual.

 

Anabela Pedro
Psicóloga Clínica

"Muitas vezes, o obstáculo para o desenvolvimento, bem-estar e empoderamento da pessoa reside nela própria. A psicologia é, a meu ver, a oportunidade para desencadear um caminho de autoaceitação, assertividade e coerência consigo próprio".

Atendimento: Jovens, jovens-adultos, adultos e adultos mais velhos.

Especialidades: Psicologia Clínica, Envelhecimento Ativo, Psicologia da saúde e Intervenção em Grupo. 

Psicóloga Clínica e da Saúde com experiência em atendimento psicológico individual e familiar e intervenções em grupo. Formadora Certificada com experiência e criadora do Programa Intergeracional NOVidade, uma intervenção psicológica em grupo com idosas e estudantes universitárias.

As suas áreas de intervenção englobam a depressão, a ansiedade e gestão de stress. Para além disto, as dificuldades nos relacionamentos interpessoais, o luto e os processos de adaptação à doença, assim como o desenvolvimento da autoestima, assertividade e coerência no indivíduo. Por fim, a transição para a reforma através da promoção do envelhecimento ativo e do ajustamento a situações vulneráveis na idade idosa (e.g., solidão, doenças degenerativas). 

21314855_860020324156269_115748825283462
Cláudia Fernandes
Psicóloga Clínica

“Acredito nas pessoas, no poder de transformação individual e na união de esforços multidisciplinares para a produtividade e bem-estar"

Atendimento: Adultos

Especialidades: Psicologia Clínica, Coaching.

Psicóloga Clínica, com especialização em dependências químicas e comportamentais e Coach com especialização em Life Coaching e Executive Coaching.

As suas áreas de intervenção incluem problemas na identidade pessoal, social e de género; depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobias e medos; dependências; luto; dificuldades de adaptação a mudanças e situações de vida; bem como o desenvolvimento pessoal, social e profissional. 

Mara Alves
Psicóloga Clínica

"A infância e a adolescência têm uma importância fulcral na saúde mental dos indivíduos. Acredito que intervir cedo significa potenciar o bem-estar e desenvolvimento humano"

 

Atendimento: Crianças e Adolescentes

Especialidades: Psicologia Clínica, Psicologia Infantil, Avaliação Psicológica, Orientação  Vocacional. 

Psicóloga Clínica e da Saúde com título de Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

As suas áreas de intervenção abrangem insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem, problemas de ansiedade, bullying e cyberbullying, divórcio e parentalidade.

Vítor Lourenço
Psicólogo Clínico

"Acredito que o propósito de vida de um Psicólogo passa por disponibilizar as competências técnicas a quem procura o caminho para ser feliz"

 

Atendimento: Adolescentes, adultos e casais.

Especialidades: Psicologia Clínica, Terapia de Casal e Sexologia Clínica.

Psicólogo com Dupla Especialização Avançada em Terapia de Casal e Sexologia Clínica.

Principais áreas de intervenção: perturbações da ansiedade e humor (stress, ataques de pânico, fobias, depressão, comportamento alimentar, luto, obsessões-compulsões), Terapia de Casal e Sexologia Clínica (insatisfação na relação do casal, dificuldades de comunicação, ciúme, problemas sexuais, separação e/ou divórcio).

Vanessa Pinto
Psicóloga Clínica

"Acredito que é através da experiência emocional que a pessoa se encontra e se transforma"

Atendimento: Adultos

Especialidades: Psicologia Clínica e da Saúde, Terapia Focada nas Emoções

Psicóloga Clínica e da Saúde com especialização em Terapia Focada nas Emoções e com certificação para Apoio e Atendimento a Vítimas de Crime.

As suas áreas de intervenção abrangem a avaliação psicológica, o planeamento e a intervenção clínica em perturbações de humor, depressão e ansiedade, perturbações de personalidade, bem como, em situações de trauma complexo e de adaptação à mudança.

​Sónia Silva
Neuropsicóloga

“Cada pessoa é um mundo … A experiência constantemente molda o cérebro e, nesse sentido, o cérebro é moldado pela experiência" 

Atendimento: Crianças e Adultos

Especialidades: Avaliação e Intervenção Neuropsicológica, Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe. 

Psicóloga especialista na área da Neuropsicologia Clínica, com experiência profissional em contexto hospitalar, clínico, educativo e social. Amante das neurociências e da dimensão biopsicosocial do ser humano. As suas áreas de atuação abrangem a avaliação e intervenção neuropsicológica, a estimulação e reabilitação cognitiva de doentes com patologia de ordem neurológica, orgânica e/ou adquirida, a estabilização de défices e a promoção da funcionalidade cognitiva em crianças e adultos.

​Ana Soares
Psicóloga Clínica

“Trabalhar com e para pessoas é acreditar na capacidade de transformação e aceitação de si mesmo onde o psicólogo é apenas o catalisador da mudança“ 

Atendimento: Adultos

Especialidades: Psicologia clínica, Intervenção em Crise, Psicoterapia.

Psicóloga da Justiça e Comportamento Desviante com experiência com grupos de risco e maior vulnerabilidade. As suas áreas de intervenção englobam dificuldades de gestão emocional e de relacionamento interpessoal, intervenção nas perturbações de humor e na crise emocional.

Rita Luís
Nutricionista

“O que mais me fascina na Nutrição é poder intervir na melhoraria da vida dos indivíduos com ganhos em saúde e bem-estar, através de uma alimentação adequada, um dos fatores que atualmente mais contribui para anos de vida saudáveis.”

Atendimento: Crianças, Adolescentes e Adultos.

Especialidades: Nutrição Clínica; Educação alimentar; Nutrição Desportiva; Nutrição Comunitária.

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, conta com experiência em contexto clínico, desportivo e educativo. A sua abordagem terapêutica incide na reeducação alimentar, com uma intervenção focada nas várias fases do ciclo de vida: desde o acompanhamento durante a gravidez, aleitamento e idades pediátricas, até diversas condições clínicas (ex. sobrepeso, alergias e intolerâncias alimentares, doenças do comportamento alimentar, doenças neurológicas e autoimunes) e de praticantes recreativos e profissionais de várias modalidades desportivas.

Andreia Santos
Psicóloga Clínica e Psicoterapueta

“Olho para a psicoterapia como um trabalho conjunto com vista à promoção de formas mais saudáveis e satisfatórias de se relacionar consigo próprio e com os outros. Desta forma, assiste-se ao alívio do sofrimento psicológico e à promoção dos recursos individuais.”

Atendimento: Jovens Adultos e Adultos.

Especialidades: Psicologia Clínica e Psicoterapia

Psicóloga clínica e Psicoterapeuta pela APTCCI. Procura a integração de vários modelos terapêuticos, nomeadamente Psicoterapia Dinâmica Experiencial Acelerada, Terapia Focada nas Emoções, Psicoterapia Existencial e Focagem.

As suas áreas de intervenção abrangem as dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas amorosos, auto-estima, sentido de vida, solidão, sintomas de depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldades de adaptação a mudanças e situações de vida, dependência emocional, dificuldades no percurso académico, nomeadamente dificuldades em terminar os ciclos de estudo (mestrado e doutoramento) e ainda, a promoção de competências transversais através de contextos formativos.