Terapia de Grupo

É um modelo terapêutico que tem como base a interação e comunicação entre membros de um grupo cuidadosamente organizado, com objetivos, atividades e funcionamentos comuns, para promover competências e estratégias específicas consoante uma determinada temática.

Sob orientação e supervisão de um profissional qualificado, a Terapia de Grupo pode ser tão eficaz quanto a Psicoterapia Individual. A partilha de experiências entre os membros do grupo enriquece a experiência geral de cada membro e pode originar novas visões e perspetivas para questões individuais. É também uma oportunidade para praticar novas formas de relacionamento, promover o sentimento de integração e obter apoio de pessoas que apresentam sentimentos semelhantes.

Apesar de estar muito associada a grupos de suporte para comportamentos aditivos, a Terapia de Grupo pode ser utilizada para crescimento pessoal ou no tratamento de diversos problemas, tais como:

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Problemas de adaptação

  • Problemas relacionais

  • Luto

  • Doença

O número de elementos, duração e periodicidade das sessões dependerá da natureza e dos objetivos de cada grupo terapêutico. As sessões serão sempre confirmadas e remarcadas na sessão anterior com o acordo de todos.

ea6556f9-9306-4217-9962-b252af831cad_edi
4a747a6f-bfc8-4733-b2aa-33850bceda1b_edi

O profissional funciona como um mediador, que conduz o grupo e mantém a coerência e a organização ao longo do seu funcionamento. No Gabinete Psicologia Aliados, os grupos terapêuticos estão sob orientação de dois profissionais qualificados.